IMG_0322_2

Amazônia Equatoriana

7 de agosto de 2016
0

Equador, apesar de ser um dos menores países da América do Sul, é um país enorme, em termos de biodiversidade. Tem 4 regiões totalmente diferentes: a costa do Pacifico, a região montanhosa da cordilheira dos Andes, a selva amazônica equatoriana no Oriente e as ilhas Galápagos!

 

IMG_0319_2 Experimentamos a floresta amazônica equatoriana, que é riquíssima e tem, por exemplo, 60% de todas as espécies de pássaros do mundo, enquanto q a Amazônia brasileira tem 20% e já achamos muito!

 

Nadamos no mesmo lago q pescamos piranhas e vimos jacarés de todos os tamanhos!  Vimos vários animais da fauna amazônica, de dia e de noite! Há macacos por todos os lados!

.IMG_2776 IMG_0254
Incrível que o guia nativo disse q não tinha nenhum problema nadar no rio, pois o período proibido é apenas até as 10h da manha a após as 16:30 da tarde, quando as piranhas e os jacarés se alimentam….Não sabíamos q eles tem relógio… e pulamos n’águal! Kkkkkk

IMG_2815 IMG_2838

Ficamos no Hotel Sacha Lodge, que eu recomendo demais por ser o melhor hotel de selva da Amazônia Equatoriana. Só para chegar lá já é uma aventura a parte! Primeiro pegamos um voo de Quito até Coca, por 30 minutos sobrevoando os Andes. Em Coca um funcionário do Sacha Lodge toma conta de você e de suas bagagens, oferece um lanche e seguimos viagem agora de canoa por mais 90 minutos! A canoa é motorizada e bem longa e vamos vendo paisagens lindas pelo Rio Napa. Depois andamos mais 20 minutos na floresta até um pequeno lago onde outra canoazinha, pequena e a remo, nos leva até o Lodge! Super interessante!

IMG_0200_3

Os bangalôs são de vidro e madeira, conectados por uma passarela e tem um restaurante central muito bom onde encontramos com os demais hóspedes nas horas das refeições.Tudo está incluído, inclusive os passeios com os guias (nativo e outro biólogo), dois ou três passeios ao dia. Interessante no quarto é uma caixa como se fosse um cofre, chamado de câmara seca: é onde devemos guardar celulares, câmaras fotográficas, notebooks, etc, para evitar do dano da umidade da amazônia! Basta dizer que se você lavar uma peça de roupa, no dia seguinte ela estará igualmente molhada!

Outra coisa interessante para citar aqui é que apesar dos quartos terem mosqueteiros, não tinha muitos mosquitos. E só para tranquilizar os mais preocupados, não há registro de casos de malária nos últimos 20 anos!

IMG_0181_4 IMG_0129_3

IMG_0016_6Observamos os pássaros, subimos em árvores, andando de canoa para lá e para cá. Os guias fizeram um balanço de cipó e foi uma brincadeira a parte para as crianças.

 

IMG_0280_2

 

 

Os grupos são pequenos, no máximo 6 pessoas. A comida é excelente, com ótima variedade.

Tudo que comemos é plantado la mesmo e os funcionários são da região, valorizando a população local.

Ainda aprendemos muito com os índios nativos! Um grande exemplo é o sangue de dragão que é uma espécie de sanativo natural que vem dos troncos de uma árvore e tem cor rubi parecendo com sangue e tem um poder incrível de cicatrizar feridas. Nosso guia cortou uma arvore e imediatamente veio um liquido vermelho vivo e ele passou em cima de uma ferida de Nando que devido a umidade da floresta, estava ja ha 3 dias sem formar uma crosta! Podem acreditar: no dia seguinte a ferida estava seca!

IMG_0304 IMG_0306

Ficamos 3 dias na selva amazônica equatoriana e realmente foi uma experiência muito boa, apesar de ja termos tido outras experiências na selva brasileira, podemos dizer que foi extremamente instrutivo e útil.

Adoraria ler seu comentário sobre este post!

Enquanto isto, vou continuar trabalhando no próximo post do Equador: Ilhas Galápagos!