Passeios TOP na Islândia:
Posso adiantar que nunca na minha vida vi tanta diversidade de paisagens em um dia! Realmente a Islândia é o país mais diferente, mais incrível do ponto de vista de belezas naturais que meus olhos já conheceram até hoje. E abro um parêntese para dizer o quanto eu curto o ecoturismo e posso afirmar com a experiência de mais de 30 países lindos e incríveis eu tive oportunidade de conhecer! Se tivesse que fazer uma comparação, poderia dizer que a Islândia é o contrário de Dubai, o país mais megalomaníaco e totalmente artificial que eu já conheci.
Círculo Dourado:
Sem dúvida é a principal atração, a grande Best seller de todas as opções!
Inicia as 9h da manhã (passeio de um dia inteiro, custa a partir de 200 euros): começa explorarando o Parque Nacional Pingvellir, que é o lugar mais importante da Islândia em termos de história, cultura e geologia.
É patrimônio histórico da UNESCO e onde as placas tectônicas separaram a Eurásia da América do Norte. Existem programas de mergulhos fantásticos nestas fendas. Vi fotos submarinas e acredito que deva ser algo único na vida de um mergulhador! A separação dos continentes acompanha todo o oceano Atlântico, do polo norte ao polo sul, e o único lugar que ela é vista acima do nível do mar é na Islândia! Ou seja, só aqui você pode colocar um pé na Europa e outro na América, ao mesmo tempo!!!! Marcelo entrou em uma fenda desta enquanto eu estava absolutamente dividida entre os 2 continentes…
De lá, vamos para a área de geotérmica de Geysir – nome do local e de onde originou o nome geyser para toda fonte quente que jorra de baixo da crosta terrestre para a superfície.
São várias fontes e você passeia a pé entre elas, com cuidado de respeitar os limites determinados no chão para não se queimar.
A maior delas lança água a uma altura de até 20 metros, numa temperatura entre 80 e 100 graus celsus a cada 5 minutos. É um espetáculo que merece ser visto algumas vezes e também vale registrar a expectativa no olhar de todas as pessoas em volta!
Comemos no restaurante do Hotel Geysir, uma comida islandesa ótima. Não podia faltar os peixes deliciosos, principalmente o “cod” que é o peixe que quando salgado chamamos de bacalhau (codfish), mas aqui não tem sal. A carne de carneiro também é uma delicia. Tem um prato típico feito de carne de tubarão podre, que só o cheiro já mata…
Próxima parada é a Cachoeira de Gulfoss. Simplesmente linda!Você pode caminhar por cima e ter uma vista panorâmica da fenda e da força dela e depois descer por um caminho até a sua desembocadura
Chegamos a ficar tão perto que dá para sentir os respingos da água glacial no rosto e ver que ela congela na parte de cima!
O caminho para fazer este círculo dourado é lindo e vemos vários cavalos (aqui na Islândia eles tem um passo único, bem curto, firme e rápido, para se adaptar ao solo irregular das lavas vulcânicas), algumas poucas casas no meio do nada e umas paisagens incríveis onde foram gravadas a famosa série do “Game of Thrones”.
Você pode escolher fazer este passeio num super Jeep adaptado para andar na terra, rochas e água, atravessando rios e subindo em restos vulcânicos.
Este super anfíbio tem os pneus quase do meu tamanho… (certo que eu não sou boa referência e altura, mas para um pneu dá para imaginar que é bem grande!) Bom, vou apenas dizer que precisamos de escadinha para entrar no carro! A aventura para subir as rochas que nunca imaginei que pudessem ser escaladas por um carro e para atravessar correnteza dos rios descarrega uma adrenalina que lembra os passeios de buggy nas dunas de Natal: com muuuuuita emoção!
E se você acha que ainda foi pouco para um dia, que tal ainda enfrentar os Glaciais da Islândia?
Uma coisa fantástica! De repente, vc se vê perdido no meio da neve, fazendo piruetas com o snow mobil! Uma experiência única!
Sem falar que pode economizar a energia da geladeira e deixar umas cervejinhas na neve até você voltar do passeio… Normalmente são 2 pessoas por moto e são 30 minutos de ida e 30 de volta, de forma que dá para alternar o motorista! Minha velocidade máxima foi de 65 km/h e já foi o suficiente para ter a sensação de voar…
A LAGOA AZUL é um “must” na Islândia.
Fica a 30 km da capital e tem várias opções de entradas (todas pagas, e preço varia de 50 a 195 euros!) dependendo do luxo com o qual você quer ser tratado)
A temperatura da agua é acima de 36 graus, não importa quão frio pode estar do lado de fora.
Poucos sabem que sua formação foi o resultado de um desastre ambiental! Eles estavam construindo uma usina geotérmica na região (existem várias destas usinas que produzem energia a partir da temperatura da terra) e a medida que eles escavavam foi produzindo uma grande quantidade de agua muito concentrada em minerais que não conseguia ser absorvida pelo ambiente. Então tiveram uma ideia de fazer uma espécie de lago esperando que um dia esta agua voltasse para a terra, coisa que nunca aconteceu. Como tem muita sílica, resultou de uma cor azul bem marcante e as rochas ao redor ficaram com uma cor branca do depósito do mineral.
Foi aí que veio a descoberta que estes minerais são bons para a pele e a solução de explorar turisticamente aquela água!
Construíram uma estrutura muito bem feita para o turista. Recebemos uma toalha e uma pulseira de identificação do armário.
Devido ao frio incrível, estávamos com varias roupas e tivemos que tirar todas e inclusive as meias e o chão de pedras estava muito frio. A primeira dica é levar uma havaiana: pode salvar uma criatura friorenta eu!
A segunda dica é retirar todas as joias e bijuterias pois a sílica pode danificar as peças. Depois a pessoa se enrola na toalha e vai para a área da piscina coberta e aquecida, mas tem que passar num chuveirão antes de entrar na água, tá? Até ai você está dentro de um local aquecido e para passar para a área externa tem uma porta de vidro…
Aí vem a surpresa que é o seu cabelo: pode acreditar como 2 + 2 são 4! Os cabelos ficam duuuuuros que dá dó! Daí a terceira grande dica (talvez a mais importante de todas: leve um ótimo xampu/condicionador! Você vai me agradecer de joelhos… kkkkkkkk
Não importa qual seja o seu ticket, ele dá direito a uma máscara de sílica e outros minerais que lhe garantem a beleza do povo Islandês
Ainda tem uma dica que eu descobri lá: tem uma fotógrafa oficial que fica por alí fazendo fotos de graça! Ela manda para o seu e-mail na hora
Mas, agora já não é mais hora de pensar em nada! Apenas relaxe naquela água naturalmente aquecida e se deslumbre com a paisagem!