Litoral Norte do Rio Grande do Norte
Saímos de Recife as 5h da manhã com destino a Genipabu. Eu tinha um reserva de 2 diárias numa pousada sem antecedentes de recomendações, apenas por que tinha recebido uma tarifa barata e comprei sem pensar 2 vezes. De vez em quando é bom fazer uma aventura sem planejar...

No caminho paramos em Natal para visitar o Forte dos Reis Magos, e já fica a dica: é fechado nas segundas... Então demos a volta ao redor dele e acabou valendo a vista! Paramos para tomar uma agua de coco deliciosa!

Depois da ponte de Natal, uns 15 km chegamos na entrada de Genipabu onde um monte de guias fica parando os carros para fazer proposta de conhecer a região. Sempre peça um guia credenciado. De cara já nos identificamos com o Jabulane (isto mesmo, a bola da copa!).... O nome dele é Emerson e vocês podem imaginar como é redondinho.... Mas super recomendo pelo profissionalismo e conhecimento da região. Sempre com boa vontade, dicas legais e conhece todo mundo. O preço é justo e em média custa 100 reais o dia inteiro com ele. A única ressalva é que vá com um carro alto pois o meu honda fit com Jabulane roçava nas lombadas... kkkkkk

Almoçamos ali pertinho mesmo, comida sempre farta e boa!

Depois ja seguimos para a Lagoa de Pirangui onde fizemos o kamicasi e o aerobunda (tirolesa). Não paga para entrar se você estiver com o guia, mas cada decida custa 13 reais.

A coisa boa dos 2 é que não precisamos subir andando: tem um trenzinho que nos leva até la em cima.

O aerobunda é muito legal e dá para todas as idades, até para quem não sabe nadar. Ja o kamicasi, exige mais coragem e eu confesso que pensei que ia morrer de verdade... Desci uma vez e nem pensei em repetir, mas meus filhos saíram eufóricos e repetiram algumas vezes.

Depois fomos em outra lagoa: a de Pitangui, que é bem bonita, originária do afloramento da formação geológica Barreira.

Tem profundidade máxima de 4,9 m e tem estrutura de bares, caiaques, pedalinhos e stand up.

Na volta paramos na estrada e subimos umas dunas para ver o pôr do Sol.

Próximo a nossa pousadinha tem apenas uma rua com artesanato durante o dia, um mercadinho, lanchonetes pequenas vendendo pastel, sucos e açaí e um bar/lanchonete Mariah que pela manha serve café da manha e a noite serve pizza, sanduiches e açaí. Jantamos lá e o dono é uma simpatia.

Tudo é feito na hora e quase não tem ninguém na rua pois a maioria dos turistas ficam hospedados em Natal e não em Genipabu. Como não há qualquer tipo de badalação noturna, nossa alternativa foi dormir cedinho para aproveitar bem o dia seguinte.

Acordamos as 7h e o café é servido com os pés na areia. Vimos os dromedários passando na nossa frente, se encaminhando para se instalar em cima das dunas, para fazer os passeios com os turistas.

Marcamos com Jabulane as 8h para irmos a Maracajaú, fazer o passeio das piscinas naturais.

No caminho paramos na Cachoeirinha de Pitangui, que tem Sem metros, pois não tem metro nenhum mesmo.

O local é uma beleza da natureza, tem uma hidromassagem natural e o acesso é fácil de carro de passeio normal. Ao chegarmos lá, decidimos fazer uma pequena caminhada seguindo o riachinho, passamos por lugares lindos de agua cristalina.

Na volta, provamos o espetinho de lagosta (RS 20 reais), feitos na hora. .

Ainda fomos em outro centro de kamicasi e skibunda na areia (com ou sem emoção também).

Esse local tem um barzinho de apoio e um tobogã para as crianças. Paga 10 reais por pessoa para entrar e cada ficha para descer custa 13 reais.

Antes ainda de fazermos o passeio de barco, paramos na divisa de Caraúbas e Maracajaú, onde tem uma nascente de água doce, chamada Praia de Caraúbas ou das redinhas. Uma delícia mesmo! Parece até que estamos em Jericoacoara!

O lugar é paradisíaco e como não é muito visitado por turistas, o preço das coisas é bem abaixo do esperado. Por exemplo, alugar a prancha do stand up por 20 minutos custou 10 reais.

Eles fazem coqueteis de várias frutas dentro do abacaxi, vendem agua de coco e cerveja bem geladinhas. Um pedacinho de Jericoacoara em Genipabu, e super desconhecido! Daria para passar o dia inteiro, mas nosso barco estava esperando... Uma pena.

Almoçamos no restaurante que Jabulane indicou, bem na frente onde saem os barcos (que inclusive ele ja tinha reservado nossos lugares desde o dia anterior). Comemos um prato de camarão empanado delicioso e a conta foi aproximadamente 90 reais para 5 pessoas.

No nosso barco só havíamos nós e outra família japonesa com uma criancinha. Mas lá haviam vários barcos e catamarãs lotados de pessoas. Recebemos material de snorkel e máscara de mergulho. É impressionante a quantidade de peixes nos corais. Deu pra ver tudo lá por baixo, nos corais!!

Voltamos ja anoitecendo, e o trajeto total de volta durou em volta de 40 minutos.
Nosso jantar foi no mesmo Mariah e desta vez comemos pizza e açaí, mais uma vez aprovado!
No ultimo dia, antes do café da manha resolvemos caminhar pela praia até as dunas. Muito, muito pertinho do hotel, menos de 500 metros e tudo tão lindo que se tivéssemos mais tempo certamente aproveitaríamos mais aquela região (bem no centro da movimentação das dunas), só curtindo a praia e o visual.

Subimos nas dunas e tiramos várias fotos. De repente vimos lá de cima os dromedários no seu caminho matinal. Tao incrível, cedinho e sem o glamour usual. Simplesmente animais incríveis caminhando à beira mar, na sua frente!

Depois do café da manha, que aliás é muito simples, mas farto, na Pousada Praia de Genipabu, fizemos o check-out e partimos para o tão esperado e adiado passeio de buggy.

A dica é tentar pegar um buggy novo, pois tem uns que são tao velhinhos que parece que vão se desmanchar, e aí a aventura fica limitada... As crianças adoraram no fim das contas, mas ainda queriam mais emoção! Kkkkkk
La de cima de uma das paradas do buggy temos a oportunidade de fazer sandboard e skybunda, cada descida custa 10 reais, mas é negociável.

O legal das dunas é que em toda parada tem sempre uns rapazes que ficam tirando fotos engraçadas e criativas, como por exemplo uma luta da gente contra um dinossauro... ! kkkkk

Bom, nosso passeio tinha chegado ao fim quando fizemos uma breve retrospectiva para perceber a quantidade de coisas que havíamos feito em apenas 2 dias!
Uma opção BBB: boa, bonita e barata para curtir as férias!
Se gostou, deixe seu comentário. Se não gostou, também! kkkk











