Safari na Africa do Sul – parte III

28 de maio de 2016

#AfricaDoSul #13

Marcelo heroicamente dirigiu 8h na estrada, na MÃO INGLESA (pela esquerda!) de Johannesburg para o Kruger Park!

Foi uma aventura linda e engraçada, sem falar que o para brisa foi limpo sem querer várias vezes (sempre que ele ia ligar a seta de indicação que ia dobrar)!

Além da paisagem magnífica e da ótima conservação das estradas aqui na África do Sul, o melhor mesmo foi a nossa conversa interminável e incansável ao longo de toooooodo o trajeto! As crianças só dormiram nos últimos 15 minutos enquanto eu lia o roteiro dos próximos dias! Em nenhum momento reclamaram do cansaço, nem sequer perguntaram se estava chegando. Kkkkkk

Fizemos a rota Panorâmica através do Blyde River Canyion que é um cartão postal a cada kilometro rodado!

#AfricaDoSul #14

Chegamos no Raptors Lodge em Hoedspruit para duas noites. Sem dúvida é uma grande sugestão de parada antes de chegar no Parque nacional do Kruger. A coisa boa é que podemos acordar um pouco mais tarde e conhecer o centro de re-habilitação de animais selvagens de Moholoholo. Uma excelente pedida pois tivemos contato com veterinários, ambientalistas e biólogos muito preocupados em manter o equilíbrio da fauna e flora africanas – tarefa nada fácil num mundo de devastação e desrespeito à natureza!

20160106_153604

Depois do almoço fomos conhecer o hipopótamo mais famoso do mundo: Jessica the Hippo. Uma surpresa agradável poder interagir com um dos animais mais assassinos da África! Poder alimentá-la, esfregar nossos pés descalços nas costas dela e até beijá-la.

20160107_100647

#AfricaDoSul #15

Agora sim estamos conhecendo a verdadeira Africa!

Estamos bem no norte do país, onde vemos muita diferença comparando com o mundo moderno e desenvolvido que tínhamos visitado até agora… A cidade do Cabo e Joanesburgo não deixam nada a desejar a uma cidade de primeiro mundo. Mas estas cidadezinhas que começamos a conhecer hoje são o retrato da imagem que eu tinha da África.

Paramos na estrada para dar carona a uma jovem. Aqui é muito comum as pessoas pedirem carona e nós queríamos saber como é esta experiência. Ela quase não sabia falar inglês, como a maioria da população negra sul africana! Para nossa surpresa a África tem mais de 15 idiomas oficiais!!!!!

Ainda fizemos as compras para os próximos 5 dias num supermercado da vizinhança. Queria comprar o que os sul africanos compram! E, certamente, muito mais barato do que comprar la dentro do Parque Nacional…

#AfricaDoSul  #16

Interagindo (longe da África para os turistas) com os africanos!

20160106_175542

Conhecemos na rua, esta família vendendo o artesanato que eles fazem! A coisa mais linda é como a bebezinha fica tranquila nas costas da mãe! Mari colocou o pano igual p sentir como é.

20160106_171636

A mãe é super simpática e são muito pobres. São do Zimbábue e perguntaram se não tínhamos roupas velhas p dar p a família que está la…. Eles só vêem os outros filhos 2 ou 3 x ao ano. Pegamos o endereço e vamos mandar sim! Eles quase choraram!

Estamos conhecendo a verdadeira África…

#AfricaDoSul  #16

De Hoedspruit para o Parque Nacional do KRUGER são 120 km.

A maior reserva da África do Sul com 20.000 km2 e grande biodiversidade de plantas e animais! Nosso acampamento (SATARA REST CAMP) é localizado no meio do Kruger, cercado por uma fenda que abre as portas as 4h da manha e fecha as 5h da tarde. São bangalós rústicos, com restaurantes e piscina. Chama a atenção que a geladeira e os armários de comida tem grades com trava de segurança para macacos.

Há várias entradas para o Kruger e nós entramos pela ORPEN GATE. Fizemos um self drive durante toda nossa estadia no Satara, ou seja, nós 4 e nós 4, sem guia…. Muito legal e mais barato. Tem mapa mostrando todas as estradas e inclusive vale a pena passar na recepção do acampamento pois eles tem um mapa enorme na parede cheio de bolinhas de cores diferentes (simbolizando cada um dos animais vistos durante o dia) naquela localização.

20160110_171634

Uma boa dica é fazer 2 self drives por dia: um bem cedinho de manha e outro após as 15h pois a probabilidade de ver os animais é maior. No intervalo, pode aliviar a temperatura absurdamente quente na piscina, almoçar e tirar um cochilo.

20160108_064212

#AfricaDoSul #17

O sonho de todo mundo que faz um safari na África é ver os animais chamados BIG 5: leão, elefante, leopardo, búfalo e rinoceronte. São os animais mais desejados e mais difíceis de serem caçados. Claro que vimos todos e muitas, muitas vezes. Por vezes inclusive, atravessando a rua na frente do nosso carro.

Sabíamos que ia ser bom, mas não tínhamos idéia de QUANTO!!!!!

DESLUMBRANTE! !!!!

Não  é todo dia que a gente vê um casal de mais de uma tonelada fazendo uma demonstração de carinho em público,  né?

20160108_141039

Depois de ficar abobalhada vendo várias leoas selvagens passarem na minha frente, lembrei de filmar um pouco….

Acreditem! Mais de uma dúzia passaram entre nossos carros!

Incrível! !!!!

#AfricaDoSul #18

Depois de 2 dias inteiros no Satara, saímos em direção ao sul do Kruger até o Sabi Sand Private Game Reserve, que é uma reserva privada, num sistema mais sofisticado, com all inclusive e com 2 passeios ao dia, com guia nativo. A vantagem deste tipo de passeio guiado é que podemos sair das estradinhas e ir bem pertinho dos animais, em carro aberto e alto. Não podemos, de forma alguma ficar em pé ou fazer movimentos bruscos, pois os animais são acostumados ao formato do carro e a silhueta dele, de forma que qualquer alteração pode ser vista por eles como uma ameaça.

20160109_174143

#AfricaDoSul #19

Uma das melhores coisas da viagem é fazer novos amigos!

Tivemos uma sorte incrível de encontrar na piscina de um hotel no meio do safari um sul africano muuuito gente boa!

Alguns minutos de conversa e ele já nos convidou para um churrasco naquela mesma noite no seu bangalô.

Conhecemos mais 2 amigos da Inglaterra e da China: Luke e May!

Fantásticos!

No dia seguinte as 5h já estávamos seguindo eles num safari self drive!

Ele é um Expert em safaris e fomos muito felizes em todos os animais q conseguimos ver naquele dia!

Como se não bastasse, ele nos convidou para a última noite na África do Sul na CASA DELE!

Passamos o dia passeando com ele pela cidade e simplesmente ganhamos um novo grande amigo : Mathew!

#AfricaDoSul #20

Com a África do Sul completo 30 países que conheci ao longo de minha vida. Não poderia ter sido melhor!

Voltamos encantados com este país que possui uma diversidade incrível!

Agrada todos os gostos:

dos mais aventureiros nos safaris, paraglide, tubarões brancos; dos que vibram com diferenças culturais; dos amantes dos vinhos; dos apaixonados pela natureza, dos vibrantes cosmopolitas, dos praieiros de areia branca; enfim, dos que curtem a vida!

Para ter uma idéia, são 11 idiomas oficiais, temperaturas que passam pelas 4 estações do ano ao longo de um dia, um povo extremamente caloroso e ainda com a segurança de um país de primeiro mundo!

Me senti como um americano vindo gastar no Brasil… 1 real são 4 Rands!

Fizemos um pouco de tudo e nossa familia volta com uma bagagem de vida que não tem preço!

20160107_171449

A nota para a viagem foi unanime: 10 com louvor!!!!!

There are no comments yet. Be the first to comment.