A Festa do Círio de Nazaré é o grande evento do paraense!
Para eles, especificamente os católicos, chega a ser mais importante e festejado do que o Natal!
Mas o incrível é o respeito e a adesão de outras religiões também! Durante o Círio, várias igrejas, templos, assembléias cedem suas instalações para ajudar as pessoas, seja com comida, água ou medicações.
Basta dizer que ano passado mais de 2,5 milhões de pessoas participaram do Círio!
E vale lembrar que a população de Belém de de 1,5 milhões!
É uma tradição que veio de Portugal, na cidade de Nazaré e hoje conta com 11 romarias, das quais as mais importantes são a transladação, no sábado a noite e o círio mesmo, no domingo de manhã. Esta última sai da Catedral Metropolitana (Igreja da Sé) e vai até o Santuário Basílica de Nazaré. O percurso é de 4 km, mas demora umas 6 horas.
Plácido era um caboclo que achou a imagem da virgem em 1700 e sempre que ele a levava p sua casa, ela voltava para o local onde foi encontrado. Depois de várias idas e vindas, ele entendeu o milagre e decidiu fazer uma pequena capela no local onde ela foi encontrada. A medida que mais e mais fieis vinham visitar a imagem da santa peregrina, a capela foi crescendo e hoje é a basílica da cidade.
Durante o trajeto do Círio, a réplica da imagem da Nossa Senhora e do Menino Jesus vai toda enfeitada e com um manto cheio de pedras preciosas, anualmente decorado para a festa. A imagem da Santa é linda, esculpida em madeira e mede apenas 28 cm!
Junto com a imagem vai um corda, (que entrou na história a partir da necessidade de retirar a imagem de um atoleiro, durante um círio) que também faz parte da tradição. Atualmente ela mede 400 metros e é confeccionada em Florianópolis. No final do Círio, a corda é cortada em pequenos pedaços e distribuídas entre as pessoas.
Muitas pessoas se flagelam e é quase impossível, devido à quantidade e a obstinação dos romeiros, se aproximar da corda durante a procissão. Posso lhes dizer, com a experiência que tenho de enfrentar multidões durante o carnaval nas ladeiras de Olinda e no Galo da Madrugada, que eu não consegui segurar nem um minuto na corda!
Se quiser ter uma idéia da grandiosidade do evento tem que ir para comprovar. Palavras nunca conseguirão traduzir a maravilha do Círio de Nazaré.
Primeiro Círio oficial, como festa instituída pelo governo do estado e reconhecida pelo vaticano foi em 1793.O próximo será dia 9 de Outubro de 2016 (este ano será o Círio 223) e eu recomendo que faça sua reserva num hotel na Av. de Nazaré ou na Av. Presidente Vargas, pois são corredores do Círio.
Quando vim ao Círio, fiquei no Hotel Crowne e tive a felicidade de estar no mezanino, que tem uma posição privilegiadíssima e presenciar quando Fafá de Belém, parou em frente ao hotel e cantou, embalando as milhares de pessoas presentes, a música AVE MARIA! Foi de arrepiar! Simplesmente inesquecível!
Outra ótima opção de hospedagem é o Hotel Princesa Louçã (antigo Hilton), que fica na Presidente Vargas. Eles sempre montam palanque para assistir ao Círio de camarote e fazem pacotes incluindo o jantar da transladação e o almoço do Círio. A dica é reservar com muita antecedência e dá para imaginar o porquê, ne?
Todas as fotos deste post foram uma gentil cortesia da amiga, médica e fotógrafa paraense Paula Giordano.