Quito e Feira de Otavalo

10 de agosto de 2016

O Equador é tudo de bom!

Quito, a capital, nos surpreendeu desde o primeiro momento. Ficamos apenas 2 dias, mas tempo suficiente para uma boa visita aos pontos mais importantes.

Do aeroporto pegamos um taxi até o hotel que alugamos através do booking.com:  Vieja Cuba. Realmente a localização do hotel é ótima. Bem próximo a ele tem um show folclórico com danças e comidas típicas do país. Adoramos nosso jantar de boas vindas! Pode reservar direto no hotel, mas se puder fazer com antecedência é melhor, pois nos disseram que tivemos sorte de conseguir uma mesa (e acho que é verdade) pois estava cheia!

No dia seguinte, pegamos um ônibus local e fomos visitar o parque La Carolina, que é muito gostoso, limpo e organizado.

Pode alugar bikes e brincar a vontade pois é enorme.

Dentro do parque tem um Vivarium e exposições sobre cobras. Você vai aprender muito e pode interagir com os répteis!

Depois passeamos pelo Centro Antigo (Ciudad Vieja) que é muito gostoso, inclusive com áreas exclusivas para o pedestre.

Comemos por lá mesmo, pois há varias opções de restaurantes gostosos e aproveitamos para ver a cidade iluminada!

IMG_0026_2No dia seguinte alugamos um carro e partimos subindo a Cordilheira dos Andes em direção a Otavalo, para conhecer a famosa Feira de Otavalo, a 1 hora de Quito. Pode chegar até la de ônibus, que custa 3,00 dolares por pessoa, mas a viagem demora 2h pois pára demais, num sobe e desce de gente que parece que não termina nunca!

Esta é a feira Inca mais antiga da América e uma das maiores feiras indígenas da América do Sul! Como ela só acontece nos sábados de manha bem cedinho, recomendo que faça uma reserva no Hotel La Mirage.

É um hotel/spa fantástico, com atmosfera muito chique, quartos excepcionalmente confortáveis (basta dizer que tem saco térmico aquecido por baixo do lençol da cama, para deitarmos no quentinho!) e uma comida maravilhosa. Tomamos o jantar e o café da manha lá e a surpresa foi muito gratificante! Foi engraçado que Mari e Nando não estão acostumados com mordomias (normalmente ficamos em hotéis/pousadas bem baratinh0s – vocês vão comprovar isto no post das Ilhas Galapagos). Neste hotel sempre tinha alguém para fazer tudo pela pessoa, até abrir e fechar as portas! Então a graça era que as crianças ficavam passeando entre os aposentos do hotel para testar se realmente não iam encontrar uma porta que não fosse aberta para eles… kkkkkk

IMG_0056_2Você consegue imaginar que seu jantar vem dentro de uma caixinha de música tocando música!? Pois bem, é bem mais caro que a média do lugar, mas vale muito a pena por uma noite. Obviamente tem outras opções de hotéis bem mais em conta em Otavalo, mas este é absolutamente diferente.

Na manha seguinte, depois de um café da manha de rei e rainha, seguimos em direção à feira (15 minutos de carro até lá) e foi uma experiência incrível!

Muitas cores e muita gente! Vendendo de tudo, mas tudo com muita ordem e paz. Me surpreendi com a limpeza do local. Se chegar bem cedinho, ainda terá a oportunidade de ver a feira de animais. Não foi o nosso caso, pois o café do La Mirage nos consumiu… Afinal, estávamos pagando tão caro, que tínhamos que aproveitar cada detalhe, né?…

Comprei bolsas, colares, suvenires. Tudo muito lindo e barato! A feira é frequentada pelas pessoas da região e poucos turistas! Ela é famosa pois ainda podemos testemunhar o comércio exatamente como ele era realizado ha muitos anos atrás e podemos ver até o excambo! É um dos maiores mercados a céu aberto da terra!

Depois da feira, voltamos em direção ao Meio do Mundo, onde encontramos um monumento e um parque com vários atrativos. A entrada custa 3 dólares, mas se quiser visitar o Museu dos Experimentos e o Planetário tem que pagar à parte. Nós ja chegamos com o parque fechando e tive que usar todo meu poder de convencimento para implorar ao porteiro que nos deixasse entrar, pois estávamos vindo do Recife – Brasil, sonhando em ver esta linha do Equador…. E só assim conseguimos 15 minutos de fotos e deslumbramentos!

Depois disto nosso destino era um só: cama no nosso mesmo hotel de quito, para a partida no dia seguinte rumo as Ilhas Galápagos!!!!